domingo, 9 de dezembro de 2012

Cinema ao ar livre no Arraial


Samuel e Urbano pretendem instalar o maior cinema ao ar livre da história da humanidade na praça. Com certeza, a diversão vai ser garantida! Mas até que o projeto revolucionário de Urbano saia do papel, que tal ficar por dentro da história do cinema?

Para alguns historiadores, o marco do cinema foi a invenção do cinematógrafo no final do século XIX. Desenvolvido pelos Irmãos Lumière, o aparelho possibilitou a gravação e a projeção de imagens estáticas em uma seqüência de 24 quadros por segundo para criar a ilusão de movimento. Isso acontece porque o nosso cérebro não é capaz de processar fotografias separadas a esta velocidade e tende a mesclar as imagens seguidas, dando assim a sensação natural de movimento.

A primeira exibição pública de um filme, aceita pela maioria dos estudiosos da literatura cinematográfica, foi registrada em 28 de dezembro de 1895. Considerados por muitos como os pais do cinema, os Irmãos Lumière apresentaram nesta data duas peças de poucos minutos, “A saída dos operários da Fábrica de Lumière” e “A chegada do trem à Estação Ciotat”, no Salão Grand Café, em Paris. Desde então, o cinema não parou mais de crescer e conquistou o mundo.

Conhecido também como “a sétima arte”, o cinema se tornou uma indústria multimilionária de produção de filmes. Ainda bem! Afinal, quer coisa melhor do que assistir a um bom filme na telona do cinema comendo pipoca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário